Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

CUIDADOS COM A ESTRUTURA METÁLICA

CUIDADOS COM A ESTRUTURA METÁLICA

Confira

O investimento em estruturas metálicas prima pela qualidade do produto. Porém, as vigas e pilares precisam passar por cuidados rigorosos na sua armazenagem, transporte e instalação, mantendo suas características iniciais e dando segurança para a obra industrial, comercial ou particular. Tudo precisa ser muito bem planejado para que a possibilidade de ocorrer imprevistos seja mínima.

O transporte certamente é um momento crucial para quem utiliza essa estrutura, uma vez que carregar esse material exige cuidados especiais. O risco de acidentes nas estradas, nas vias urbanas e no próprio canteiro de obras é iminente, requerendo planejamento em todos os detalhes e a escolha rigorosa dos envolvidos nessa etapa.

Para o armazenamento, essas estruturas são separadas por pontaletes, posicionadas entre um perfil e outro. São colocadas cintas que facilitam o uso de gruas. A sobrecarga também deve ser evitada, observando-se um limite de peças a ser disposto em cada pavimento.

Na montagem da organização do canteiro de obras ao içamento e instalação das peças, a sequência de ações precisa ser rigorosa e bem ajustada para assegurar a estabilidade, conforme plano definido pela equipe técnica responsável pelo projeto.

Buscando manter por mais tempo a estrutura metálica, faz-se necessário promover cuidados anticorrosão, impedindo que tenham acúmulo de água ou que resíduos sejam depositados. O contato com outros objetos de metais pode levar à corrosão galvânica, que aceleram o processo de deterioração do material. Do mesmo modo, a proteção passiva contra chamas (a partir de técnicas como projeção e revestimento à base de cimento, por exemplo) se torna uma medida de segurança do bem por contar com estruturas em condições de sustentar seu empreendimento por longo tempo.

Considerando-se que uma edificação com estrutura metálica é tratada com respaldo de normas regulamentadoras específicas de segurança, observá-las é um dever da empresa responsável pelo projeto. Em todas as etapas de seu investimento, prefira empresas e profissionais com credibilidade e experiência no mercado, que aliem técnicas internacionalmente conhecidas com o cumprimento de normas técnicas e os incrementos tecnológicos que estão em voga.

REFERÊNCIAS:

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/174/estrutura-metalica-cuidados-no-armazenamento-e-na-montagem-garantem-286854-1.aspx;

http://wwwo.metalica.com.br/projeto-para-construcao-metalica-segura;

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/229/como-planejar-o-transporte-e-a-montagem-de-estruturas-metalicas-370248-1.aspx.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108