Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Vantagens das estruturas metálicas para projetos de urbanização

Vantagens das estruturas metálicas para projetos de urbanização

Confira

As estruturas metálicas apresentam diversas vantagens sobre as estruturas produzidas com outros materiais. Produzidas com aço, um diferencial delas é, por exemplo, a agilidade na execução das obras.

Além disso, essas estruturas são mais versáteis, modernas, duráveis, resistentes, sustentáveis e seguras, dentre outras vantagens.

Em estruturas metálicas para projetos de urbanização, as possibilidades são muitas: edifícios de múltiplos andares, galpões e coberturas, pontes, viadutos, gradis, corrimãos, passarelas, postes para iluminação e decoração, ornamentos, casas e etc. Veremos, em detalhes, os benefícios desse tipo de projeto.

Desenvolvimento das estruturas metálicas para projetos de urbanização

Para que as estruturas metálicas para projetos de urbanização de fato ofereçam suas vantagens em potencial, é necessário ter um bom planejamento no projeto de arquitetura.

Com isso, o arquiteto consegue reduzir improvisações e solucionar dificuldades na elaboração antes da fabricação da estrutura.

"A ausência de uma estética brasileira para construções em aço também é um grande obstáculo a ser superado", lembra o arquiteto mineiro Gustavo Penna. "Precisamos de criatividade. Hoje praticamente não há inovação e o que prepondera é a citação do que já existe. O Brasil criou uma estética em concreto, então, por que não pode criar uma com o aço?", questiona Penna, autor de diversos projetos concebidos em estrutura metálica, como a Escola Guignard, em Belo Horizonte, e o Expominas, também na capital mineira, onde o aço foi empregado para obter, nos três pavilhões, vão livres de 75 m e pés-direitos de 17,50 m. Zanettini concorda e defende a exploração da tridimensionalidade inerente à estrutura metálica. (fonte: http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/152/artigo34881-2.aspx).

Versatilidade

Uma das maiores vantagens das estruturas metálicas para projetos de urbanização é a versatilidade. Com esse tipo de material, o arquiteto consegue criar formas e desenhos com estéticas diferenciadas. Alguns arquitetos utilizam, por exemplo, grandes vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais.

No entanto, ainda assim é importante testar a viabilidade dos projetos nas estruturas metálicas.

Modernidade

Com sua alta qualidade estética e de material, as estruturas metálicas são também associadas à modernidade e inovação. Assim, são altamente aplicáveis em peças de mobília e decoração.

Seu brilho metálico faz com que os projetos aparentem muito mais sofisticação. É o caso, por exemplo, do aço corten, um tipo de aço patinável. Quando esse material é utilizado com conhecimento e combinação arquitetônica, temos uma ótima escolha.

Durabilidade

Com a devida manutenção, uma estrutura metálica pode durar séculos. Há exemplos de pontes de aço construídas a partir do ano de 1779 que podem ser visitadas ainda hoje.

Resistência

A relação entre peso e resistência dos materiais das estruturas metálicas é melhor em relação à madeira e o concreto, por exemplo. Isso faz com que os esforços sobre a fundação sejam aliviados. Dessa forma, a estrutura dura muito mais.

Agilidade de execução

As estruturas metálicas são fabricadas industrialmente, o que agiliza o processo de execução.

Com as estruturas já prontas, elas precisam apenas ser montadas no canteiro de obras. Em comparação com processos como a alvenaria, por exemplo, elas podem reduzir em até 40% o tempo de obra.

Com menos tempo de execução, é possível ter uma entrega de projeto muito mais rápida.

Sustentabilidade

As estruturas metálicas são mais sustentáveis em relação às de concreto, madeira ou compósito. Seu peso relativamente baixo, somado à facilidade de reaproveitamento do material são alguns dos fatores que contribuem para isso.

O pouco uso de madeira ainda faz com que seja menos material particulado seja emitido.

Há, também, menos poluição sonora gerada pelas serras e outros equipamentos utilizados no trabalho com madeira.

Além disso, o fato de esse tipo de estrutura levar menos tempo para ser executada faz com que se tenha também uma economia de energia.

Custo benefício

Apesar de serem produzidas com um produto mais caro (o aço) em relação aos outros, as estruturas metálicas apresentam um melhor custo benefício.

Isso ocorre porque elas exigem menos custos com mão de obra e logística (já que o material vem pronto de fábrica).

Organização e limpeza

Considerando que há menor uso de materiais, as estruturas metálicas proporcionam obras mais organizadas e limpas.

Segurança

Em consequência de seguir as normas de fabricação e montagem, as estruturas metálicas são também muito mais seguras.

Assim, não há risco para os trabalhadores na fábrica e nem no canteiro de obras.

Precisão na construção

Como as estruturas metálicas são obtidas em sistemas industrializados, é possível se ter projetos que seguem especificações extremamente rígidas.

Dessa forma, as estruturas finalizadas têm nivelamento impecável e facilidade na instalação de elevadores e no assentamento de esquadrias.

Se você gostou desse texto e procura por um parceiro fornecedor de estruturas metálicas, nós podemos te ajudar. Consulte um de nossos especialistas! Sua consulta é gratuita e teremos o prazer em atendê-lo.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108