(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Segunda, 05 Fevereiro 2018 13:45

Você sabe como escolher a melhor opção de torre estaiada?

Escrito por
Avalie este item
(2 votos)
Lido 7800 vezes

Conheça as particularidades deste tipo de torre de transmissão para uma tomada de decisão mais assertiva.

       Considerada um dos principais tipos de torres para sustentação utilizados no mercado, a torre estaiada é a solução mais econômica para o suporte de antenas de transmissão de sinais de TV, rádio, telecomunicações, internet ou medição anemométrica. Entenda melhor este tipo de estrutura e como escolher o melhor fornecedor para seu projeto.

       As torres estaiadas são constituídas por um corpo metálico formado por módulos compostos por montantes diagonais, horizontais e barras de travamentos, com ligações aparafusadas ou soldadas. Geralmente possuem seção transversal triangular, formando uma estrutura treliçada.

       Trata-se de uma estrutura forte e leve, projetada para suportar alta carga de equipamentos, além de intempéries como ventos extremos.

       Sua estabilidade estrutural é assegurada por cabos de estais pré-tensionados ou protendidos, os quais são fixados ao longo da altura do mastro. Os esforços são então distribuídos entre as fundações dos estaios e o mastro central da torre.

       Também conhecidas como torres de transmissão, as torres estaiadas são construídas quase que exclusivamente de aço ou liga leve, podendo atingir alturas acima de 200 metros.

       Este tipo de estrutura necessita de extensa área perimetral para a instalação e topografia favorável para garantir a fixação dos estais, que são fixados ao longo do mastro da estrutura e às fundações laterais de ancoragem. É recomendado um terreno de dimensão pelo menos igual à altura da torre.

Vantagens da torre estaiada

  • As torres de transmissão estaiadas possuem a vantagem de serem estruturas leves e apresentarem um bom comportamento mecânico.
  • Outra vantagem diz respeito ao baixo consumo de aço, se comparado às torres autoportantes, o que garante menor custo e mais facilidade na instalação.
  • Devido à altura, esta estrutura consegue ainda aumentar a captação e transmissão de sinais dos equipamentos instalados.

Como escolher a torre ideal para seu projeto

  • Prefira torres estaiadas projetadas segundo as normas da ABNT, AISC e COMAR, e obrigatoriamente que sejam estaiadas com cordoalhas galvanizadas a fogo.
  • A vida útil de uma torre estaiada pode ter duração indeterminada, considerando as manutenções periódicas necessárias.
  • Verifique se o projeto possui alta durabilidade à corrosão e se o seu fornecedor oferece garantia tanto para a estrutura quanto para a pintura da torre.
  • Por fim, para garantir a segurança de sua torre estaiada de transmissão, prefira empresas idôneas, especializadas em engenharia e fabricação estruturas metálicas, como é o caso do Grupo SAN Soluções. A empresa sustenta em seu portfólio a execução da maior Torre de Pesquisa do mundo e a maior torre da América Latina, a Torre ATTO, que é uma torre estaiada. O Grupo SAN atende grandes empresas como RPC TV (Globo Paraná), USP, Grupo SBA, Telefônica do Brasil, Brookfield, Centennial, CEMIG e Votorantin Metais, atuando nos mercados de Telecomunicações, Energia Eólica, Pesquisas Anemométricas, Espaciais e Atmosféricas, Vigilância Florestal, Linhas de Transmissão de Energia, Monitoramento de Rodovias e Ferrovias.
Última modificação em Sexta, 06 Abril 2018 13:52

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

FICOU INTERESSADO EM NOSSOS SERVIÇOS?